domingo, 8 de novembro de 2009

Os 10 maiores do mundo

Adoro curiosidades e nada melhor do que uma lista dos maiores do mundo, sem tema nenhum, só os maiores. Esta lista poderia ser imensa, mas resolvi manter nela só os temas de abrangência geral e os mais populares.

1 - O maior animal do mundo




A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo chegar a 33 metros e mais de 180 toneladas de peso. A baleia-azul pode ter também o título de maior animal que já existiu na terra.

2 - O maior prédio do mundo




Burj Dubai é o prédio mais alto do mundo. Fica em Dubai, nos Emirados Árabes. Sua altura é de cerca de 818 metros e ainda está em construção, com finalização prevista para este ano ainda.

3 - A maior máquina do mundo




O LHC, a maior máquina já construída, é um acelerador de partículas utilizado para experiências de física. Seu formato é circular e possui um perímetro de 27 quilômetros.

4 - A maior altitude do mundo




O recordista de maior altitude é o pico do Everest no Himalaia. Sua altitude é de 8844,43 metros, mas pode chegar a 8848 se considerarmos o gelo. Fica na fronteira entre o Nepal e o Tibet. Seu pico foi atingido pela primeira vez em 1953 por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.

5 - O maior oceano do mundo




O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.

6 - O maior país do mundo




A Rússia é o maior país do mundo em extensão. Possui 17.075.400 quilômetros quadrados, sendo isso mais do que um oitavo das terras do planeta. É um país transcontinental ocupando a Ásia e a Europa. É tão grande que atravessa onze zonas horárias (o Brasil atravessa 4).

7 - O maior computador do mundo




O supercomputador Roadrunner contruído pela IBM foi desenhado para alcançar um nível de performance de processamento de 1,7 petaflops, opera 1 quadrilhão de cálculos por segundo. ocupa aproximadamente 557 metros quadrados.

8 - O maior ser vivo do mundo




É um fungo o Armillaria ostoyae ou o cogumelo-do-mel. Foi encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado chuvoso de Oregon, nos Estados Unidos e cobre uma área de 8,9 km². Estima-se que tenha 8 mil anos de idade.


9 - O maior deserto do mundo




Ao contrário do que muita gente pensa, o Saara não é o maior deserto do mundo, na verdade é o segundo perdendo apenas para a Antártica. São quatorze milhões de quilômetros quadrados sem nenhum povo nativo. As únicas pessoas que vivem (provisoriamente) lá são cientistas e equipes de apoio nas bases polares que variam em torno de mil a quatro mil pessoas durante o ano.

10 - O maior assalto do mundo

Foi o famoso assalto ao trem pagador ocorrido em 1963 na Inglaterra com a quantia de 2.631.784 libras esterlinas o equivalente a mais ou menos 220 milhões de reais hoje. Entre os ladrões estava Ronald Biggs que escapou da cadeia e se refugiou no Brasil.

Espero que tenham gostado desta pitada de conhecimento.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: