segunda-feira, 21 de junho de 2010

Expresso ou espresso


Fui tomar café outro dia com a peãozada do serviço e notei a palavra Espresso grafada nas xícaras e no menu da cafeteria.
No primeiro momento estranhei e achei que estava incorreto, mas prestando mais atenção na rua e em outras cafeterias vi que muitas também escrevem assim, com "s".

Qual sería a grafia correta?
No dicionário, expresso com "x" também se designa a um café e a palavra com "s", não existe.

Vamos então ao nosso amigo do bom português o professor Pasquale que diz o seguinte:
“O italiano espresso tem o sentido de ‘bebida feita no ato, rapidamente’”, diz. “Em português, é com xis mesmo, como no belo poema Café Expresso, de Cassiano Ricardo.”

Então é assim, se o Pasquale disse, está dito?
Claro que não, também estamos abertos a outras pessoas, e pesquisando mais fundo na imensidão da internet, encontrei a seguinte explicação:
"Café espresso não é o café feito ou para ser tomado rapidamente. O termo espresso significa “sob pressão” e, segundo a definição de Ernesto Illy, “o termo espresso refere-se a um pedido feito para a ocasião: o café é preparado coando-se rapidamente uma pequena quantidade de água aquecida e pressurizada por um bolo comprimido de grãos de café torrado, moídos bem fino”.
Ou seja, café espresso é o café tirado "sob pressão" ou do italiano "es presso", e não café rápido (expresso)

Confundiu? Misturou as idéias? Então vamos reordená-las.

Fui mais longe que o professor Pasquale e a internet, queimei os miolos e cheguei a seguinte conclusão. Me acompanhem...
Vocês já devem ter ouvido falar no trem expresso, certo? É expresso por que é rápido, certo? Errado, o trem é expresso porque também é sob pressão ou no italiano, latim ou o que seja "es presso". E para esta palavra temos uma tradução para o português que é "expresso". No trem expresso existe uma caldeira com água fervente em alta pressão, e esta pressão é que faz o trem andar.

Pera aí, agora to começando a entender...
A palavra expresso virou sinônimo de rapidez, porque o trem expresso "sob
pressão" é rápido.

Então assim, o trem é espresso, assim como o café.
Expresso, estamos no Brasil e é assim que devemos escrever. Certo?

Bom, seja expresso, da cafeteira ou o café da "tia" mesmo, a hora do café é a hora do peão dar aquela espreguiçada, botar a conversa em dia e alimentar a rádio peão.
Quem não gosta de um bom café pra dar aquela acordada?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito Boa!!